terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Por que o More Vive Legalmente em Portugal?

 Depois de dizer como porque eu vivo legalmente em Portugal chegou a hora de explicar como o More conseguiu isso também!!!

 O More eu eu somos casado legalmente e antes de sair do Brasil e fiz a transcrição do meu casamento em Portugal, através do consulado de Portugal e sendo assim já estávamos casados em Portugal antes de sair do Brasil.

 Como esposo de uma cidadã portuguesa o More tem todos os direitos que qualquer outro português, porém para isso ser "válido" ele precisava ter um cartão de "autorização de residência" e foi isso que começamos a correr atrás assim que chegamos em Portugal!!!

 Eu contei como conseguimos o carimbo de entrada dele em Portugal nesse post aqui.

 Depois disso nós tivemos que marcar uma data junto ao SEF para poder dar entrada na autorização de residência, ligamos e só conseguimos agendar para o final de agosto.


 Aproveitamos esse tempo para correr atrás de todos os documentos necessários e vale lembrar que esse agendamento deve ser feito no SEF da região onde você mora, pois é preciso levar um comprovante de residência e para isso é necessário ir até a junta da freguesia do seu bairro e lá você tem que "provar" que mora onde vocês está dizendo (depois farei um post explicando isso) e só então você conseguirá esse documento!

 No dia marcado nós chegamos lá, bem mais cedo, e pegamos uma senha (o horário marcado é uma mera formalidade, pois é preciso pegar uma senha e aguardar sua vez) e aguardamos, quando chegou nossa vez tivemos que apresentar os seguintes documentos:

* Comprovante de residência (deve ter sido emitido a menos de 1 mês);
* Minha certidão de nascimento com averbação do nosso casamento (já tinha feito isso no Brasil, sorte minha pois demora uns meses pra essa averbação ficar pronta);
* Cópia do meu cartão cidadão e apresentação do original;
* Comprovação de meio de subsistência (pode ser o extrato bancário da sua conta em Portugal, não vale a do Brasil);
* Cópia do passaporte do More e do carimbo de entrada dele em Portugal e apresentação dos originais.

 Nesse dia da entrega eu tinha que estar presente, pois precisei assinar uns papéis!

 Depois de entregue e conferido tudo eles te dão um protocolo e falam pra você aguardar um contato para fazer a biometria e tirar a fotografia...

 Esperamos e no começo de novembro o More, finalmente, recebeu esse contato e lá foi ele fazer isso... Nesse dia eles disseram que o cartão de autorização de residencia seria enviado para nossa casa em até 2 semanas, mas não foi isso que aconteceu e no final de novembro eles entraram em contato conosco e falaram que o More poderia ir lá pegar o cartão que já estava pronto e lá foi o More té o SEF pegar o mesmo...


 Sendo assim nós chegamos em Portugal na 2º quinzena de julho e o More só conseguiu a autorização de residência no começo de de dezembro!!! Ele não ficou ilegal no país, pois o protocolo do SEF servia para dizer que ele estava legalmente aqui, porém isso não permitia que ele começasse a trabalhar e sendo assim só depois de dezembro que o More pode trabalhar em Portugal!!! 

 Pra quem está vindo pra Portugal da mesma maneria que viemos a dica que dou é: Façam a marcação no SEF antes de sair do Brasil, eles não aceita ligação de fora do país, por isso se você tem algum amigo que pode fazer essa marcação pra você e te fornecer um comprovante de residência peça pra ele fazer isso, pois pra quem está vindo pra Lisboa a marcação no SEF está sendo feita para agosto...

 Além disso ligue pra lá quantas vezes for necessário para tirar TODAS as suas dúvidas, pois as regras mudam SEMPRE e todos hora eles pedem alguma coisa nova e não atualizam o site, por isso não acredite só no que está escrito no site...

 Outra dica: a regra aqui é não ter regra!!! Pois é, essa foi a nossa experiência e não é porque aconteceu com a gente que com você será dessa maneira. Tudo depende de quem te atender, do humor e da boa vontade dessa pessoa!!!

 Tenha paciência sempre, pois aqui em Portugal você vai precisar para poder resolver todas as questões burocráticas...

11 comentários:

Gabriela Rodrigues disse...

Nossa Dé, tudo é muito burocrático! Mas nada como estar legalmente em outro país, isso deve dar uma tranquilidade...mas que é cansativo passar por tudo isso é, né??

Beijos!!!

Lu Dantas disse...

Ahh como eu gostaria de fazer o mesmo! Bom que tudo deu certo! Espero que a vida seja leve e doce! ;)

beijos!

https://ludantasmusica.blogspot.com.br

Jovem Jornalista disse...

Que bom que no final deu tudo certo!
Boa semana!

O blog está em 'Hiatus de verão' mas preparei um post sobre as principais estreias de séries de 2018. Não deixe de conferir!

Voltamos em definitivo na próxima terça, 13 de fevereiro!

Jovem Jornalista
Fanpage
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Mari Dahrug disse...

Muito boas as dicas para quem está pesquisando. Confesso que eu e meu marido já pensamos várias vezes em mudar praí, mas é difícil deixar família e amigos...

Beijos
Mari Dahrug
https://www.rabiskos.com.br

Gessica Morais disse...

Com certeza seu post vai ajudar muita gente, está bem explicadinho..


Beijo
;)
Blog| Instagram| Canal no Youtube|


Malefica disse...

So nice and interesting post darling! Great topic!

Visit my blog

Isa Sá disse...

Muita burocracia...

Isabel Sá
Brilhos da Moda

Taty disse...

Cada vez fico com mais vontade de sair do Brasil, mas cada vez acho mais e mais complicado.... quem sabe um dia...
Bjus
Taty
Na Casa dos Abrantes
Canal
Instagram

Unknown disse...

Acho que paciência é tudo! Adorei saber mais. Bjs

www.mayaravieira.com.br

Gabriela Soares disse...

Acho super interessante acompanhar essa tua saga em Portugal haha e que bom que deu tudo certo, né? Demorou, mas funcionou!
Um beijão,
Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

Sérgio Santos disse...

Mais paciência do quee brasileiro tem com essas burocracias insuportáveis do Brasil acho difícil...Com certeza perto daqui é bem melhorr...Gostei de saber mais. bjs

Meu mundinho cor de rosa © 2008 | Coded by Randomness | Illustration by Wai | Design by betterinpink!