quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Como Conseguimos Nosso Comprovante de Morada!!!

 O Comprovante de Morada em Portugal é a mesma coisa que o Comprovante de Residência no Brasil.

 Aqui em Portugal a maioria dos lugares aceita uma conta de água, luz, telefone fixo, gás ou o contrato de aluguel como comprovante, mas o que fazer se você acabou de chegar e não tem nada disso???



 Foi exatamente isso o que aconteceu com a gente!!!

 O meu cartão cidadão português tinha a minha morada do Brasil e por isso também não servia e sendo assim a solução era ir até a junta de freguesia junto com algum português que pudesse "comprovar" que eu estava morando alí!!!


 Na 1º vez que precisei de um comprovante de morada (pra abrir conta no banco, depois contarei como foi) foi super simples, pois meu amigos estava junto e deu tudo certo...

 Quando fomos dar entrada nos documentos do More (contei aqui como fizemos) precisávamos de outro comprovante, pois cada comprovante é pra uma coisa. Como meu amigo não estava mais em Portugal, e por isso não podia nos ajudar, entramos em pânico. Foi então que minha tia nos ensinou a colocar o nosso endereço no meu cartão cidadão!!!

 Tivemos que ir até o Instituto de Registro e Notariado e simplesmente falar o nosso endereço (a também tivemos que pagar a taxa de € 3,00), depois de +/- 3 dias úteis chegou na nossa casa uma carta que confirmava o nosso endereço e tivemos que voltar no IRN com essa carta (ela contém umas senhas), o meu cartão cidadão e as senhas do meu cartão cidadão (que graças a Deus eu me lembrei de trazer pra Portugal) e pronto. Feito isso eu já posso provar que moro onde digo que moro e isso facilita muito a vida!!!


 Vale lembrar que cada comprovante de morada custa em média € 6,00.

2 comentários:

Lu Dantas disse...

Que maravilha!! Para o alto e avante! Que a vida seja cada vez mais bonita e doce!! ;)

beijos!

https://ludantasmusica.blogspot.com.br

M. disse...

Debora eu amooooooooo ler posts sobre informações burocráticas baseadas na experiência própria! Parabéns por ter conseguido o seu comprovante de morada! Feliz por vcs! Beijinhos

Meu mundinho cor de rosa © 2008 | Coded by Randomness | Illustration by Wai | Design by betterinpink!