sexta-feira, 27 de abril de 2018

9º Livro de 2018: Carcereiros!!!

 O 9º livro lido em 2018 foi:


 Sinopse: "Em Estação Carandiru, que desde 1999 teve mais de 500 mil exemplares vendidos, Drauzio Varella focou seu corajoso relato na população carcerária de um dos presídios mais violentos do Brasil. Como médico voluntário, pôde revelar o intricado código de ética da cadeia, bem como descrever, sem julgamentos morais ou sentimentalismo, os habitantes daquela estrutura tão particular.
Mas os vinte e três anos que o autor tem passado atuando em presídios brasileiros também o aproximaram do outro lado da moeda: as centenas de agentes penitenciários que, trabalhando sob condições rigorosas e muitas vezes colocando a vida em risco, administram toda a população carcerária do Brasil.
Foi com um grupo desses agentes que Drauzio passou a se reunir depois das longas jornadas de trabalho, em um botequim de frente para o Carandiru. Em 2002, o governo do Estado demoliu a Casa de Detenção, mas o grupo seguiu se encontrando regularmente. E é a partir dessas reuniões, somadas à longa experiência no sistema carcerário de São Paulo, que o autor conduz os relatos de Carcereiros, segundo volume da trilogia iniciada por Estação Carandiru (o terceiro livro, Prisioneiras, terá como ponto de partida o trabalho do médico na Penitenciária Feminina da Capital).
Surgem, assim, as histórias das rebeliões vistas de dentro, por quem estava na derradeira linha de negociação com os presos. Do silêncio que antecede uma explosão de violência à crise em suas últimas consequências, acompanhamos de perto a atuação daqueles que, muitas vezes agindo em condições precárias, são os únicos capazes de lidar com as leis internas que regem uma prisão.
Pessoas que, na imensa maioria, não estão lá por vocação ou chamado. Atraídas pela segurança de um emprego público, tornam-se improváveis especialistas em psicologia, sociologia e tantos outros ramos das ciências humanas. Passam a detectar pequenos sinais, indícios e movimentações que, se não fossem previstos, acarretariam em tragédia. E levam, para o seio de suas vidas, as cicatrizes da violência. 
Essas cicatrizes se manifestam também no dia a dia de trabalho, onde a pressão constante evidencia os atos de bravura e solidariedade, de egoísmo e violência, de compaixão e medo. Sem juízos fáceis, Drauzio descreve esse mundo onde os limites entre os criminosos e os responsáveis por guardá-los frequentemente se confundem. 
E fala também, com franqueza e sem rodeios, de sua própria atividade como médico do sistema penitenciário: das frustrações, dos acertos e, sobretudo, da dificuldade em conciliar uma vida tão imersa nesta realidade com a de médico particular, apresentador de programas de divulgação científica, pesquisador de plantas, escritor e pai de família. 
Conforme acompanhamos as mudanças nos cárceres brasileiros desde o massacre do Carandiru, quando o controle interno dos presídios foi tirado dos agentes e entregue às facções criminosas, notamos também a vida do próprio médico sendo transformada por aquelas pessoas. 
Em histórias contadas ao redor de uma mesa de botequim, somos apresentados ao cotidiano dos carcereiros e às inúmeras situações desconcertantes impostas pelo ofício, que eles resolvem com jogo de cintura e, não raramente, com muito humor. Se há algo de comum a essas vidas, é a dimensão humana que nunca escapa aos relatos do autor."

 Resolvi ler esse livro depois de assistir ao seriado, que leva o mesmo nome, produzido pela rede globo! Além disso eu já tinha lido outro livro do Drauzio Varela, Carandiru, e tinha gostado bastante por isso não hesitei em ler esse também!!!

 O livro é ótimo! Mostra como é a, difícil, vida dos carcereiros do estado de São Paulo!

 Mostra como o sistema penitenciário brasileiro está falido e como o Estado perdeu o controle depois do massacre de 1992 no Carandiru!

 A leitura é fácil, o triste é saber que essa é uma pequena parte da realidade, que se estudarmos vamos encontrar muita podridão e a pergunta que ficou foi: "Será que tem solução?"

6 comentários:

Unknown disse...

Gostei do post, me interessei, é sempre bom compartilhar sobre livros eu agora estou lendo 12 anos de escravidão de Salomon Northup:)

Beijokas da Camila e Carol

já estamos de volta e já tem novidades

Vamos Papear 

Jovem Jornalista disse...

Não sabia que a série era baseada no livro do Dráuzio. Parece ser bem interessante.
Bom final de semana!

Jovem Jornalista
Fanpage
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Lu Dantas disse...

Oi, Débora! Esse livro é difícil de ler! Mas é muito bom! ;)

beijos!

https://ludantasmusica.blogspot.com.br

Mãe depois dos 30 disse...

OOOOOi, basearam a série neste livro?
Voltei com o blog! :)

https://socorroagoraestoucasada.blogspot.com.br/

lilian alipio disse...

coragem de ler esse livro, realmente o q as pessoas não fazem para ter um emprego publico né, mas é um risco grande

Sérgio Santos disse...

A série é muito caprichada, mas cansa com o tempo. O livro ainda não li. bjssss

Meu mundinho cor de rosa © 2008 | Coded by Randomness | Illustration by Wai | Design by betterinpink!