terça-feira, 10 de abril de 2018

Transferência da Carta de Motorista para Portugal.

 Desde que chegamos em Portugal eu sabia que precisava transferir minha carta de motorista brasileira para Portugal, porém decidi esperar o documento do More sair (falei disso aqui) para fazermos isso juntos!!!

 Por isso quando o documento dele ficou pronto tive que marcar um horário no consulado brasileiro em Lisboa para solicitar um "certificado de autenticidade da CNH" (para fazer esse agendamento basta clicar aqui). O consulado brasileiro em Lisboa está sobrecarregado e por isso em novembro, quando fiz o agendamento, só consegui vaga para a metade de janeiro!!!

 Quando fomos ao consulado precisamos levar a CNH brasileira, meu cartão cidadão ou no caso do More a autorização de residência e o passaporte brasileiro. Além de apresentar os originais é necessário levar cópia desses documentos e pagar uma taxa de +/- € 17,00. O certificado fica pronto em 15 minutos e você já sai do consulado com ele em mãos (esse documento tem validade de 1 mês).

 Depois de conseguir esse certificado é necessário ter um atestado de saúde, por isso marcamos uma consulta com uma médica de família (como temos plano de saúde, falei disso aqui, foi bem tranquilo) e então a médica nos avaliou e preencheu o atestado para o IMT (órgão responsável pela carta de conduzir em Portugal).

 Além desses dois documentos é necessário levar a carta de condução brasileira, o NIF, um documento de identificação português e o comprovante de morada (falei disso aqui).

 Com todos esses documentos fomos até o IMT em Lisboa.



 Lá é recomendado chegar cedo, pois é bem cheio e o atendimento é feito por ordem de chegada, nós chegamos +/- às 9.00 e saímos na hora do almoço.

 Quando fomos chamados a atendente conferiu TODOS os documentos e ficou com a nossa CNH brasileira, dizendo que seria enviada para o Brasil para que fosse dado baixa no sistema (se é verdade não sei). 

 Recebemos também um papel dizendo que estamos aguardando nossa "nova CNH" e com esse papel podemos conduzir, sem problemas, porém ele tem validade de 2 meses e para renovar devemos ir ao IMT.

 Pagamos € 30,00 por essa transferência.

 O prazo que nos deram para receber o novo documento é de +/- 6 meses...

5 comentários:

Marisa Cavaleiro disse...

Olá!!!
E com tanto jovem no desemprego, podiam contratar mais pessoas para acelerar os processos, penso que Portugal não é muito diferente do Brasil.
xoxo

marisasclosetblog.com

Unknown disse...

Adoro quando você compartilha suas experiências. Se um dia eu for pra Portugal já saberei de tudo rs Bjs

www.mayaravieira.com.br

Unknown disse...

Noosa, o certificado fica pronto praticamente na hora. em 15 min, não tinha noção.
Correria, linda!

nossoblogdemodaa.blogspot.com

Isa Sá disse...

Dá muito trabalho tratar desses documentos.
Isabel Sá
Brilhos da Moda

Jenifer Cruz disse...

Minha carta está vencida há mais de 5 anos faz tempo! rs
Mas pelo que entendi a parte burocrática daqui do Brasil sempre vence nas dificuldades e valores abusivos!

Beijos!

Meu mundinho cor de rosa © 2008 | Coded by Randomness | Illustration by Wai | Design by betterinpink!