quinta-feira, 19 de abril de 2018

Como o More Conseguiu um Emprego em Portugal - Parte II - Redes Sociais e Sites

 Na segunda parte do nosso post sobre a experiência do More em procurar emprego em Portugal, mas que basicamente servem para qualquer lugar, vou falar um pouco sobre redes sociais e sites para procurar emprego. Se você perdeu a parte I, clique aqui.






 Caso você não conheça, o LinkedIn é basicamente uma rede social com foco em conexões/amizades do meio profissional, ele é fortemente utilizado em Portugal e acredito que em muitos outros países também, no Brasil eu acho que ainda falta um pouco.

 A dica é óbvia, mantenha um perfil o mais completo e atualizado possível, se for em inglês melhor ainda. O seu perfil pode ser uma versão bem completa do seu CV sem se preocupar muito com o melhor formato e número de páginas.

 Use o menu "Jobs"para procurar por vagas e se arrisque colocando "Worldwide" no campo "Search Location" para encontrar vagas ao redor do mundo. Se uma vaga estiver em um idioma que você não fala, mas o inglês está afiado, traduza a vaga no Google e mande o seu CV mesmo assim. Eu já consegui entrevistas assim, vai que você tem mais sorte!

Se você estiver procurando por emprego ativamente, recomendo experimentar o LinkedIn Premium por 30 dias, ele te deixa em destaque na hora em que os recrutadores buscam por profissionais e isso sempre abre novas portas.

Não se esqueça que o LinkedIn é uma rede social, tome cuidado como em qualquer outra rede, os pilantras e vagas falsas estão em todo lugar.







 Pode parecer mentira, mas eu dei sorte e encontrei um grupo muito bom no Facebook voltado para o mercado de TI em Portugal, o nome do grupo é TIBRATUGA.


 Ele é administrador por Brasileiros e o foco é o mercado de TI em Portugal. Nele são divulgadas vagas, algumas em que a empresa fornece apoio a visto para trazer o profissional do Brasil, membros compartilham suas experiências com entrevistas e feedback sobre empresas em Portugal, e diversos outros assuntos como vistos, cursos, média salarial e dicas em geral sobre Portugal.

 Vale a pena procurar por grupos assim na sua área.

 Para fechar o assunto, vou sugerir os sites que utilizei para procurar emprego por ordem de preferência pessoal.

  1. LinkedIn
  2. itjobs.pt
  3. neuvoo.pt
  4. indeed.pt

 Alguns outros são:

sapoempregos.pt
glassdoor.pt
empregosonline.pt
expressoemprego.pt
cargadetrabalhos.net
alertaemprego.pt
bep.gov.pt
ofertas-emprego.com
net-empregos.com
bonsempregos.com
emprego.universia.pt

 Como eu disse na primeira parte desse assunto, isso são apenas dicas que eu posso dar baseado no que eu fiz e no que eu vejo o mercado fazer, não quer dizer que fiz tudo certo e que se não seguir isso estará errado.

Boa sorte!

5 comentários:

Pathy Guarnieri disse...

Acredita que nunca usei nenhum desses sites? xD
Mas ouço falar bem sempre!

Beijo!
Cores do Vício

Kaila Garcia disse...

Amei demais seu post, Derby. Tenho certeza que vai ser ajudar demais quem tem o sonho de morar em Portugal!

www.kailagarcia.com

Jenifer Cruz disse...

Olha que legal!
Cada vez mais as empresas procuram perfis em redes sociais! Tem até que tomar um certo cuidado com o que posta!
Beijos!

Gisley Scott disse...

Gostei muito das suas dicas. Eu trabalho com recrutadores e a coisa que eles mais averiguam aqui nos EUA é o face da pessoa. Se eles verem que a pessoa tem um currículo impecável mas a página pessoal dela não bate com a pessoa do currículo, eles passam para outra.

Beijos!

www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

Jovem Jornalista disse...

Ter um Linkedin é primordial mesmo para quem quer se empregar. Boas dicas!
Boa semana!

Jovem Jornalista
Fanpage
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Meu mundinho cor de rosa © 2008 | Coded by Randomness | Illustration by Wai | Design by betterinpink!